Desafios com os filhos: e se desligares a preocupação for parte da solução?
Aqui está a resposta, sempre, para os teus desafios na maternidade.
Seja qual for a fase ou a idade em que estiver o teu filho. Seja qual for o problema que estás a ter ou pelo qual ele está a passar.
Relaxa e sintoniza apenas com ele momento a momento. Responde a esta pergunta a cada interação: o que precisa o meu filho AGORA?
Como lhe posso dar o que ele precisa agora dentro da minha aceitacao, amor, alegria?
Sem histórias da mente, sem deixares a preocupação ou ansiedade tomar conta do momento presente.
Quando as nossas crianças nos começam a preocupar com alguma questão: não come legumes, não come nada, não dorme, não faz cocó, não estuda, não tem boas notas, não larga os jogos electrónicos, ainda faz xixi na cama, não adormece sozinho, não sabe que curso quer, não fala comigo, não tem amigos, a lista pode continuar interminável. A receita é sempre a mesma. Dos zero aos dezoito.
Não deixes que a questão que te preocupa, incomoda ou queres ver resolvida tome conta de TODA a tua interação com o teu filho.
Relaxa. Isso não significa que não estamos atentos e conscientes das coisas e até com intenção de a alterar, significa o seu oposto.
Significa que não a estamos a piorar.
Significa que aceitamos que os nossos filhos não são marionetas e são, sim, um mundo complexo e único, que não nos cabe gerir ou controlar. Há coisas que estão simplesmente fora do nosso controlo.
E há coisas que se resolvem como que por magia quando somos capazes de aceitar os nossos filhos, conectar com eles , quando a energia que lhes transmitimos é de alegria e tranquilidade de não de ansiedade e nervosismo.
Quanto mais deixamos que, no nosso coração, o sentimento seja de que há algo de errado que temos de corrigir , menos a nossa interação com eles vai ser cuidadora, amorosa e reparadora.
Podemos colocar a nossa atenção e cuidado nas medidas que sejam benéficas para que determinada situação mude ou melhore, dentro das nossas escolhas, opções e estratégias de base, diárias, modificar o contexto ou implementar rotinas mas os “problemas” podem ter origens diversas e a sua causa- efeito é difícil de discernir e entrar no modo control freak sobre determinado assunto só o vai piorar.
Mas contrabalançarmos qualquer situação problemática com amor, alegria, cuidado e conexão vai ser de certeza o primeiro [ou até principal] ingrediente para que tudo se resolva.
Experimenta. Desliga do problema por uns dias, uma semana, um mês e liga-te ao teu filho e a todas as suas outras necessidades, momento a momento , e verás como a mudança começa a acontecer.
Com muito mãedfulness,
Mariana
Ps. Deixa me as tuas dúvidas e questões, deixa me os teus desafios concretos, se precisares de uma resposta mais concreta. Um abraço amigo🤗