osuavemilagre

Share this post

uma mensagem de Natal, atrasada* para as Mães,

marianabacelar.substack.com

uma mensagem de Natal, atrasada* para as Mães,

[sobre suficiência e (im)perfeição , claro! ]

Mariana Bacelar
Dec 26, 2022
1
Share
Share this post

uma mensagem de Natal, atrasada* para as Mães,

marianabacelar.substack.com
Article voiceover
1×
0:00
-2:53
Audio playback is not supported on your browser. Please upgrade.

Hoje, que celebramos o nascimento desse Menino-Jesus , queria em jeito simbólico “abraçar” todas as Mães. Porque embora saibamos bem que gerar o filho sozinha só mesmo Maria, tomar conta dos filhos sozinha, é a história comum de muitas mães pelos tempos e pelo mundo fora.

E hoje, como nesse dia em que os nossos Meninos nasceram, quero deixar-vos os Parabéns - por esse cuidado inestimável, por serem tantas vezes pai e mãe (seja porque razão for ) tantos dias longos, tantas horas curtas. Por abdicarem de vós em alguma medida - porque é impossível não o fazermos e sermos presentes. Por darem o melhor de vós, tantas vezes no limite do cansaço.

Porque os pais estão fora, porque já não vivem na mesma casa, porque trabalham muitas horas longe, porque não entendem os filhos como prioridade, é preciso haver quem esteja, quem fique, quem cuide. Quem suporte esse tudo que nem vale a pena enumerar porque todas vós sabem do que estou a falar. Esse tudo que ainda que eu descrevesse haveria de ficar incompleto, porque nunca termina e porque há partes indizíveis desse cuidar, que é o verdadeiro educar, que se guarda para sempre no coração , no meio dos momentos vulgares do milagre do dia-a-dia.

E, se às vezes chegam os “ presépios” de suporte, em forma de Avós, tias, amas, senhoras que passam a ferro, às vezes nem isso. É inestimável tudo o que fazes, querida Mãe, é mais do que humano, muitas vezes, e por isso reconhece esse teu valor, abraça os teus filhos, sossega o coração.

Leva deste Natal os presentes melhores: cuida-te, respeita os teus limites e faz o teu melhor, sem entrares em esforço. Confia mais , duvida menos. Desacelera, dá só o que tens. Está tudo bem, como está. Sê a mãe que queres que eles recordem, baixa algumas expectativas, eleva a qualidade da entrega e o igual valor da integridade de todos.

Não queiras é ser mais do que Mãe, porque já és tanto. Não podemos valer por quem não está, seja pai, avós, tios. Só podemos valer por nós próprias. E para isso precisamos de estar bem, e ser apenas ... humanas [ se foi uma mãe humana escolhida para Jesus, é porque somos perfeitamente suficientes para os nossos filhos ] 😉🎄💫

* aqui está o “Feliz Natal” da Helena, a mostrar-nos todas as lições bonitas sobre autenticidade, generosidade, diferença, suficiência e a dádiva de abraçamos a nossa (im)perfeição! 😉🙏✨

Com amor,

Mariana

se conheces alguma Mãe que gostasse de ler este post, partilha com ela!

Share

1
Share
Share this post

uma mensagem de Natal, atrasada* para as Mães,

marianabacelar.substack.com
Comments
Top
New
Community

No posts

Ready for more?

© 2023 Mariana Bacelar
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing